Queremos que vocês – colaboradores e clientes da Lojas Renenr S.A. – Renner, Camicado, Youcom ou Realize - possam cada vez mais conhecer os bastidores da nossa atuação: como trabalhamos para garantir que nossos produtos e serviços gerem valor em toda a nossa cadeia, com respeito aos direitos humanos e trabalhistas e ao meio ambiente.

Conheça a seguir os principais destaques do ano de 2017 nos quatro pilares da nossa estratégia de moda responsável:

1) FORNECEDORES RESPONSÁVEIS
  • Fornecedores de revenda têxtil (497 fornecedores)
  • Realizamos 3.595 visitas técnicas em fornecedores nacionais de Revenda de Confecção, Calçados e Acessórios para garantir sua conformidade com a lei e com os princípios de responsabilidade social que exigimos de nossos fornecedores no momento de sua contratação. 100% desses fornecedores são certificados pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que avalia a sua aderência às boas práticas de responsabilidade social e meio ambiente;
  • Estendemos o processo de visitas técnicas para fornecedores de revenda internacionais e para 100% dos fornecedores de beleza da marca Alchemia, da Renner;
  • Aprimoramos o processo de rastreabilidade de pedidos junto aos fornecedores de revenda para verificar se os produtos têxteis da Renner e Youcom estão sendo produzidos pelas empresas já homologadas e com as condições por nós exigidas;
  • Aprimoramos o processo de rastreabilidade de pedidos junto aos fornecedores de revenda para verificar se os produtos têxteis da Renner e Youcom estão sendo produzidos pelas empresas já homologadas e com as condições por nós exigidas;
  • Realizamos um diagnóstico ambiental da cadeia de fornecedores nacionais de revenda como base para processo de avaliação ambiental dos fornecedores em 2018;
  • Criamos um setor de sourcing corporativo para unificar a estratégia de compras de fornecedores de revenda, que até então era realizada por cada marca, e, assim, gerar sinergias e maior planejamento de demanda por nossos fornecedores;
  • Criamos a Diretoria de Supply Chain, que conecta todos os elos e etapas do ciclo de relacionamento com nossos fornecedores para entregar ao cliente o produto certo, no momento e no local certo, alinhado aos requisitos de sustentabilidade.

  • Fornecedores administrativos (1.255 fornecedores administrativos)
  • Avaliamos 100% dos nossos fornecedores de construção civil (que englobam construtoras, gerenciadoras e escritórios de arquitetura), e fizemos 210 visitas técnicas de monitoramento em obras no Brasil e no Uruguai (26% a mais que no ano anterior), para garantir sua aderência às boas práticas socioambientais que exigimos de nossos fornecedores;
  • Passamos a fazer parte do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), a fim de buscar oportunidades de minimizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos nossos parceiros de logística.
2) GESTÃO ECOEFICIENTE
  • Reduzimos em 3,01% o consumo de energia nas lojas (considerando as lojas da Renner que já possuíam um ano completo de consumo);
  • Desenvolvemos um projeto piloto no Rio de Janeiro para uso de energia solar em quatro lojas;
  • Neutralizamos 100% das emissões de GEE da Lojas Renner S.A. (referentes a 2016);
  • Reciclamos 97% dos resíduos das lojas da Renner e do Centro de Distribuição. *
    * Esse total considera resíduos monitorados em kg e não inclui móveis descartados nas reformas e nem resíduos orgânicos, pois não temos o controle quantitativo consolidado desses números.
  • A Renner é a 11ª marca mais valiosa do País segundo a pesquisa “Marcas Brasileiras mais Valiosas”, da Interbrand, com valor de marca de R$ 1,3 bilhão;
  • Criamos 192 novas etiquetas educativas nas linhas de produtos sustentáveis da Renner e Youcom para conscientizar os clientes sobre a redução do impacto ambiental daquele produto;
  • Investimos R$ 4,7 milhões em projetos voltados ao desenvolvimento de comunidades e ao empoderamento econômico e social da mulher na cadeia têxtil por meio do Instituto Lojas Renner, beneficiando 12,4 mil pessoas;
  • Por nossas práticas de gestão de pessoas, fomos reconhecidos em diversos rankings como uma das melhores empresas para trabalhar do País.
Encantamento

Encantar clientes faz parte da nossa essência e é um dos nossos fundamentos corporativos. Há mais de 20 anos, fomos pioneiros com a criação dos Encantômetros, que mensuram a experiência de compra na porta de cada loja da Renner. Em 2016, registramos 18,3 milhões de clientes muito satisfeitos e satisfeitos, significando 97% do total de opiniões captadas.


Também estamos presentes nas redes sociais com as marcas Renner, Camicado e Youcom e oferecemos diferentes canais de atendimento.

Empoderamento da Mulher

Para impactar positivamente o empoderamento das mulheres na cadeia de valor, a Lojas Renner S.A., o Instituto Lojas Renner e a ONU Mulheres criaram o EMPODERA, programa que prevê investimento em ações com esse objetivo junto aos colaboradores, fornecedores e parceiros. Um dos destaques do EMPODERA no ano foi a criação das primeiras turmas da Escola de Costura do Instituto Lojas Renner exclusivas para refugiadas vindas do Congo, Angola, África do Sul, Nigéria e Togo, buscando promover sua inclusão e empregabilidade.

4) PRODUTOS E SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS
  • Produzimos mais de 3 milhões de peças com matérias-primas sustentáveis em 2017: 1,6 milhão de peças com fio reciclado, 194 mil peças com fibra ecológica (liocel) e 1,3 milhão de peças com algodão certificado;
  • Evoluímos em nossos projetos de transição para a economia circular:
    • no Ecoestilo, em que nossos clientes e colaboradores podem descartar resíduos de perfumaria e beleza adquiridos ou não nas Lojas Renner, recolhemos 29,5 toneladas de resíduos e as destinamos adequadamente.
    • com o objetivo de incentivar uma moda mais consciente, implantamos em 15 lojas da Renner, de cinco diferentes capitais brasileiras, coletores para roupas em desuso de nossos clientes, para reinseri-las no ciclo produtivo do setor ou dar uma nova vida a elas.
  • Em parceria com a Ellen MacArthur Foundation (a maior referência em economia circular do mundo) e com a Universidade de São Paulo (USP), criamos o Programa Ecoeficiência na Cadeia de Fornecedores para minimizar a geração de resíduos têxteis e apoiar o uso das sobras para produção de tecidos para novas peças, resultando na reciclagem de 390 toneladas de tecidos, que foram reinseridos na cadeia produtiva e transformados em novos produtos;
  • Utilizamos matéria-prima reciclada em 264 cortinas de provadores em lojas da Renner e da Youcom, e em 1.180 sacolas para uso dentro das lojas da Renner.