Mensagem da Administração

Acreditamos que a sustentabilidade é um valor indissociável do negócio, de sua estratégia e desempenho. Por isso, a mensagem a seguir é publicada com o mesmo conteúdo tanto neste Relatório como nas Demonstrações Financeiras de 2017, os dois documentos em que, anualmente, o Presidente do Conselho de Administração e o nosso Diretor Presidente levam uma mensagem a nossos stakeholders.

A exceção se dá pela inclusão, no texto em destaque na mensagem deste relatório, da declaração de nosso apoio contínuo ao Pacto Global, já que esta publicação também comunica à Organização das Nações Unidas (ONU) nosso progresso em relação aos compromissos assumidos ao longo do ano.

Em 2017, nosso modelo de negócio provou-se resiliente. Em um ano de muitos desafios no cenário econômico brasileiro, retomamos o crescimento e aumentamos nossos investimentos ainda mais. A força que nos move é, sem dúvida, a paixão pelo que fazemos. Temos brilho nos olhos, vontade de fazer mais e um inconformismo que nos faz avançar.

A proximidade com os clientes, o conhecimento sobre moda e o conjunto de práticas diárias com foco na simplicidade dos processos e voltadas à eficiência operacional é que nos levou a aproveitar as oportunidades que surgiram para expandirmos, com a abertura de 70 lojas no ano.

Também concluímos projetos importantes que nos permitirão avançar e garantir nossa competitividade no futuro. Em 2017, finalizamos uma etapa importante em investimentos de infraestrutura e, agora, temos uma plataforma tecnológica moderna e atualizada, que servirá como alicerce para integrar a experiência de compra em todos os canais.

Começamos essa trajetória com a construção de novos Centros de Distribuição, os quais nos permitiram operar um novo modelo logístico. Em seguida, evoluímos com a atualização total dos ERPs da Companhia e, no ano que passou, concluímos a modernização das plataformas de e-commerce e de produtos financeiros, que estão prontas para oferecer novas funcionalidades e serviços, em linha com as principais referências mundiais.

Todas essas iniciativas também nos permitirão ter uma maior acuracidade e controle dos estoques, promovendo ganhos de produtividade, maior uso de novas tecnologias e, por consequência, melhorar a experiência de compras de nossos clientes. Entendemos, ainda, que esse processo de atualização foi o passo fundamental para podermos oferecer uma experiência multicanal, alavancada pelo uso de dados, o que aumentará significativamente nossa proximidade com os clientes.

Ainda em 2017, mereceu destaque a entrada em operação da Realize CFI, nossa Instituição Financeira, que apoiará o negócio core de varejo. Através da Realize CFI, passamos a ter mais agilidade e flexibilidade para a gestão do braço financeiro, podendo, inclusive, oferecer novas funcionalidades e serviços aos clientes dos Cartões, gerando maior relacionamento e interatividade com a marca Renner. Na parte de infraestrutura, também concluímos a troca da plataforma de produtos financeiros, por uma mais moderna e flexível, que nos permite uma conexão mais ágil com sistemas internos e externos. Ainda, digitalizamos os processos de concessão e recuperação de crédito, trazendo mais facilidade e agilidade para nossos clientes.

Outro fato marcante de 2017 foi a inauguração das primeiras lojas da Renner fora do Brasil. A partir de setembro, lançamos nossa marca no Uruguai e já contamos com três unidades em operação. Esse foi um passo fundamental para testarmos nosso modelo de negócio fora do País e consolidar a infraestrutura tecnológica e de processos. Até agora, as perspectivas são positivas, em função da boa receptividade que tivemos naquele País.

Em linha com nosso compromisso com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que apoiamos continuamente, seguimos evoluindo também no desenvolvimento sustentável do nosso negócio, após a definição das diretrizes estratégicas de sustentabilidade e moda responsável, geridas através de quatro pilares: i) fornecedores responsáveis, ii) gestão ecoeficiente, iii) engajamento de colaboradores, comunidades e clientes e iv) produtos e serviços sustentáveis. No ano, fizemos melhorias no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores e na parte de Comformidade, tanto na cadeia têxtil quanto na construção civil de nossas lojas e CDs. Tivemos evoluções importantes na gestão eficiente de resíduos e insumos e focamos no maior engajamento dos stakeholders. Em 2017, investimos no conceito de economia circular, conforme você poderá acompanhar neste relatório, com o desenvolvimento de mais de 1,6 milhão de peças. Como reconhecimento, no ano, obtivemos o 10º lugar no Dow Jones Sustainability Index e entramos como membro da FTSE4Good, do Financial Times e Bolsa de Londres.*

No quesito de Governança Corporativa, em 2017, fizemos uma profunda avaliação de nossas atuais práticas em relação ao Código Brasileiro de Governança Corporativa e às melhores práticas internacionais, assim como ao Regulamento do Novo Mercado, a fim de nos prepararmos para uma série de melhorias que prevemos implementar em 2018. Também começamos a nos adaptar às novas regras do Novo Mercado, processo no qual votamos favoravelmente a todas as propostas apresentadas pela B3.

Como consequência das iniciativas acima, atingimos, no exercício, Receita Líquida de Mercadorias de R$ 6,6 bilhões, com crescimento de 15,4%, e Vendas em Mesmas Lojas de 9,2%. A Margem Bruta da Operação e Varejo foi de 55,7% e a de EBITDA Total de 22,4%. O Lucro Líquido chegou a R$ 732,7 milhões, com crescimento de 17,2%. Vimos, ao longo do ano, o fluxo crescente nas lojas e tivemos um desempenho destacado do varejo de vestuário em praticamente todos os meses, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na Bolsa, nossas ações negociaram um volume médio diário de R$ 87,1 milhões, mantendo nossa posição como uma das ações mais líquidas entre as empresas de varejo do País.

Tudo isso só foi possível, graças ao notável empenho dos nossos colaboradores. Conseguimos, mesmo em um período adverso, investir e, de forma austera, gerir as despesas operacionais. Nossa equipe sabe quem somos, como somos e onde queremos chegar e, por isso, todos agem de forma engajada, construindo a empresa que sonhamos, transformando nossos planos em realidade. Foi assim que, em 2017, contamos com o nível de engajamento recorde de 88%, o que nos coloca, segundo dados da AONHewitt, em zona de alta performance a nível mundial, há mais de sete anos. Adicionalmente, fomos avaliados como a 11ª marca mais valiosa do Brasil no ranking da Interbrand.

E agora, em 2018, o ano se inicia como um momento de retomada, onde, passado o período mais crítico do ciclo econômico, começamos a vislumbrar sinais positivos em nosso País, o que nos dará confiança para investir, tanto no Brasil quanto no exterior, nos processos voltados para o fortalecimento da competitividade da nossa proposição de valor. Conforme o orçamento de capital a ser apresentado aos acionistas, serão destinados R $ 6 2 0 mi l h õ e s para a abertura de 25 a 30 lojas da Renner, sendo duas no Uruguai, 10 a 15 unidades da Camicado e entre 20 e 25 da Youcom, além de investimentos em TI, logística e remodelações.

Agradecemos a todos os acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores pela confiança depositada nessa Companhia.

* Informações alteradas na Mensagem da Administração divulgada no Balanço Anual 2017 que se encontra disponível no site www.lojasrenner.com.br/ri

Osvaldo Burgos Schirmer

Presidente do Conselho de Administração

José Galló

Diretor Presidente