Sobre
o relatório

Este Relatório de Sustentabilidade apresenta a Whirlpool Latin America, seus compromissos, gestão e desempenho das unidades industriais e administrativas.

As informações abrangem as operações entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014, nas unidades da Whirlpool Latin America no Brasil, mas possíveis exceções, que apresentem maior ou menor abrangência, são apontadas ao longo do conteúdo. Ressalta-se que as informações de desempenho financeiro divulgadas no Relatório referem-se a Whirlpool S.A., controladora da divisão de eletrodomésticos Whirlpool Latin America.

Pela sexta vez consecutiva, o relatório é baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), no nível de aderência “essencial” e, pela primeira vez, abrange um período de dois anos em substituição à periodicidade anual da publicação desde 2009, trazendo ao relato mais relevância e maturidade nas informações e análises.

Para definir quais assuntos abordar nesta publicação e construir um relatório que atenda às demandas de seu público de interesse, a Whirlpool revalidou a matriz de materialidade construída para o Relatório de Sustentabilidade 2012 (conheça a publicação em www.whirlpool.com.br/sustentabilidade2012/ ), que resultou na matriz apresentada a seguir.

Este processo de revalidação passou pelas seguintes etapas:


Pesquisas

para identificar os aspectos relevantes para a sustentabilidade empresarial

Amostra
Notícias relacionadas à sustentabilidade empresarial e à sustentabilidade no setor.

Período
2013 e 2014

Entrevistas

com os líderes da Whirlpool para captar aspectos relevantes para a sustentabilidade da Companhia

A Global Reporting Initiative oferece um conjunto padrão de indicadores para reporte do perfil, estratégia e desempenho de organizações no mundo todo nos aspectos econômicos, sociais e ambientais de atuação. Assim, permite ao leitor e às empresas maior possibilidade de comparar informações entre os anos e entre duas organizações, levando transparência e relevância ao reporte. Saiba mais em globalreporting.org.

Sendo assim, esses aspectos representam temas de interesse identificados no processo de consulta aos stakeholders e, ainda, os resultados da pesquisa e das entrevistas, que foram utilizados como métricas para posicionar cada tema nos eixos da matriz, de acordo com a relevância percebida nesse processo.

A partir daí, foram identificados indicadores GRI relacionados a cada um desses temas, independente de sua pontuação na matriz, já que todos os itens apresentados foram considerados relevantes em alguma das etapas de consulta aos stakeholders e de revalidação. Os indicadores selecionados estão descritos no índice GRI dessa publicação.

1

Gestão de resíduos

2

Eficiência Energética

3

Gestão da água

4

Produtos Sustentáveis

5

Instituto Consulado da Mulher

6

Saúde e segurança do trabalho

7

Mudanças climáticas

8

Gestão estratégica da sustentabilidade

9

Inovação sustentável

10

Desenvolvimento de profissionais

image-1