Índice GRI

Índice GRI G4-14 G4-7 G4-17 G4-11 G4-13 G4-22 G4-23 G4-20 G4-24 G4-21 G4-26 G4-27 G4-29 G4-25 G4-31 G4-32 G4-EC7 G4-EC3 G4-EC5 G4-EC6 G4-EN25 G4-EN6 G4-EN26 G4-EN23 G4-EN24 G4-LA4 G4-LA8 G4-EN28 G4-LA10 G4-LA2 G4-HR1 G4-HR3 G4-HR7 G4-LA16 G4-HR12 G4-SO4 G4-SO5 G4-HR8 G4-PR2 G4-PR4 G4-SO6 G4-PR8 G4-PR9 Parecer da Auditoria G4-33 Missão, Visão e Valores G4-56 Mensagem do Presidente G4-1 Sobre o Relatório G4-3 G4-18 G4-28 G4-30 G4-19 Perfil e História G4-4 G4-5 G4-8 G4-9 G4-6 Condução do Negócio G4-2 G4-13 G4-34 G4-56 G4-EC1 G4-EN31 G4-SO3 G4-15 Pessoas Engajadas G4-10 G4-12 G4-16 G4-56 G4-EC4 G4-EC8 G4-EN7 G4-EN27 G4-LA1 G4-LA3 G4-LA5 G4-LA6 G4-LA9 G4-LA10 G4-LA11 G4-LA12 G4-LA14 G4-HR1 G4-HR5 G4-HR2 G4-HR6 G4-PR3 G4-PR5 G4-HR10 G4-PR1 G4-SO1 Construindo o Futuro G4-EN1 G4-EN2 G4-EN3 G4-EN7 G4-EN5 G4-EN8 G4-EN10 G4-EN9 G4-EN22 G4-EN23 G4-EN30 G4-EC8 G4-34 G4-EC2
Indicadores GRI Referência (pg.) / Resposta direta Omissões e justificativas Relação com princípios do Pacto Global Verificação externa? Verificação externa (clique nos procedimentos para ver o parecer da auditoria).
Estratégia e Análise
G4-1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão sobre a relevância da sustentabilidade para a organização 1, 8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades 7,8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
Perfil Organizacional
G4-3 Nome da organização Procedimentos (a) a (e)
G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços Procedimentos (a) a (e)
G4-5 Localização da sede Procedimentos (a) a (e)
G4-6 Número de países em que a organização opera Procedimentos (a) a (e)
G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedade S.A. Procedimentos (a) a (e)
G4-8 Mercados atendidos Procedimentos (a) a (e)
G4-9 Porte da organização Procedimentos (a) a (e)
G4-10 Perfil da força de trabalho Não são apresentadas informações sobre terceirizados, já que o controle desses dados é descentralizado entre as undiades da Companhia. 6 Procedimentos (a) a (e)
G4-11 Percentual de empregados cobertos por negociação coletiva No Brasil, 100% dos colaboradores são abrangidos por acordos e convenções coletivas de trabalho, com exceção dos estagiários e aprendizes que não estão contemplados pelas cláusulas que tratam do reajuste salarial. 1,2 e 3 Procedimentos (a) a (e)
G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da Companhia Procedimentos (a) a (e)
G4-13 Principais mudanças na estrutura da Companhia durante o período coberto Não houve mudanças significativas, como alterações no captial social ou na estrutura de operação da Companhia. Procedimentos (a) a (c)
Perfil Organizacional - Compromissos com iniciativas externas
G4-14 Explicação de se e como a organização aplica o princípio de precaução O princípio da precaução é parte do processo de planejamento estratégico e de gestão de risco das atividades da Companhia, a exemplo da busca por produtos mais inovadores e eficientes e a gestão do impacto socioambiental de suas operações. Procedimentos (a) a (c)
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social, que a organização subscreve ou endossa 1, 2, 7 e 8 Procedimentos (a) a (e)
G4-16 Participação significativa em associações e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização: possui assento em grupos responsáveis pela governança corporativa; integra projetos ou comitês; contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
Aspectos Materiais Identificados e Limites
G4-17 Lista de entidades incluídas nas demonstrações financeiras As informações do relatório contemplam as unidades da Whirlpool Latin America no Brasil, mas possíveis exceções, que apresentem maior ou menor abrangência, são apontadas ao longo do conteúdo.
A Whirlpool Latin America é o negócio de eletrodomésticos da Whirlpool S.A., compahia subsidiária da Whirlpool Corporation e com capital aberto na BM&FBovespa.
Para efeitos de indicadores financeiros, este relatório utiliza como base o reporte da Whirlpool S.A., realizado ao mercado de capitais e Comissão de Valores de Mobiliários. Na página 24 das Demonstrações Financeiras, disponíveis em http://goo.gl/RhsqjF, consta a lista de controladas da Whirlpool S.A., no entanto informações financeiras da Whirlpool Latin America não estão disponíveis publicamente devido a restrições de confidencialidade.
Procedimentos (a) a (e)
G4-18 Processo para definição do conteúdo e limite do relatório Procedimentos (a) a (e)
G4-19 Lista de aspectos materiais identificados no processo de definição do conteúdo Procedimentos (a) a (e)
G4-20 Limite de cada aspecto material para a organização A análise dos limites do aspecto na organização foi feita de forma macro, sem uma análise da materialidade dos aspectos no nível de cada operação e sua localização geográfica. Procedimentos (a) a (e)
G4-21 Limite de cada aspecto material fora da organização É considerado que todos os aspectos apresentados na matriz têm relevância para o público externo, com base na amostra da pesquisa de notícias realizada, ainda que não haja detalhamento de aspectos por público / localidade / limitação. Procedimentos (a) a (e)
G4-22 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores Não houve reformulações em informações fornecidas em relatórios anteriores. Procedimentos (a) a (c)
G4-23 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo e limite dos aspectos abordados Não houve reformulações em informações fornecidas em relatórios anteriores.
Engajamento de Stakeholders
G4-24 Lista de stakeholders engajados pela organização A Whirlpool promove continuamente o engajamento de seus públicos de relacionamento, por entender sua relevância e potencial de impacto para a sustentabilidade do negócio. Conheça os públicos engajados e os principais aspectos e canais desse relacionamento no capítulo Pessoas Engajadas. Adicionalmente, saiba mais sobre o processo de definição de materialidade no capítulo Sobre o Relatório e mais informações, nos relatórios de 2012 e de 2011 da Companhia, sobre os processos de consulta aos stakeholders realizados naquele perído. Saiba mais em http://whirlpool.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2014/07/ rs_whirlpool_2012_interativo_portugues.pdf (2012) e página 4 do link http://www.107artedesign.com.br/ Relatorio_de_Sustentabilidade_2011_port_link.pdf (2011). Procedimentos (a) a (c)
G4-25 Base usada para identificação e seleção de stakeholders para engajamento Procedimentos (a) a (c)
G4-26 Abordagem adotada pela Companhia para engajar stakeholders e frequência do engajamento Procedimentos (a) a (c)
G4-27 Principais tópicos levantados durante o engajamento de stakeholders e medidas adotadas pela Companhia para abordá-los Procedimentos (a) a (e)
Perfil do Relatório
G4-28 Período coberto pelo relatório Procedimentos (a) a (e)
G4-29 Data do relatório anterior mais recente 2012 Procedimentos (a) a (e)
G4-30 Ciclo de emissão dos relatórios Procedimentos (a) a (e)
G4-31 Dados para contato sobre dúvidas em relação ao relatório sustentabilidade@whirlpool.com Procedimentos (a) a (e)
G4-32 Opção de aplicação das diretrizes (essencial ou abrangente) índice GRI e verificação externa Essencial Procedimentos (a) a (e)
G4-33 Descrição da política e prática adotadas para verificação externa dos dados O relatório passou por verificação externa. O Comitê de Sustentabilidade é o mais alto órgão que delibera essa tomada de decisão, alinhado aos padrões da Whirlpool de confiabilidade da informação. Procedimentos (a) a (e)
Governança - Estrutura de governança e sua composição
G4-34 Estrutura de governança, incluindo comitês A estrutura da Companhia não conta com comitês formais de apoio à Administração, mas sim comitês que apoiam a operação da Companhia e que têm a participação da Alta liderança, como o Comitê de Sustentabilidade. Procedimentos (a) a (e)
7. Ética e Integridade
G4-56 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética 1, 2 e 7 Procedimentos (a) a (e)
Desempenho Econômico
Informações sobre a forma de gestão econômica Parecer da Auditoria
Aspecto Desempenho econômico
G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído Procedimentos (a) a (c)
G4-EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas A companhia não reporta informações quantitativas sobre os riscos econômicos diretamente relacionados aos impactos das mudanças climáticas, por considerar o tema confidencial. Entretanto, desenvolve sua gestão e iniciativas com o objetivo de mitigar esses riscos, como apresentado no capítulo Construindo o Futuro. 7,8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece Todos os colaboradores da Whirlpool no Brasil são elegíveis a plano de pensão e podem contribuir com até 5,5% de seu salário - sendo este total variável dentre as faixas salariais. A Companhia faz contrapartida em cima do valor pago pelo colaborador, em montante variável de acordo com a idade. Procedimentos (a) a (c)
G4-EC4 Ajuda financeira recebida do governo Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Presença no mercado
G4-EC5 Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes A remuneração mais baixa paga pela Whirlpool é equivalente aos salários mínimos correntes nos locais em que atua. Procedimentos (a) a (c)
G4-EC6 Proporção de membros de alta gerência contratados na comunidade local em unidades operacionais importantes Alinhada à estratégia da Whirlpool, a mobilidade do quadro de funcionários entre as unidades e para outras regiões fora do País é um fator importante para seu desenvolvimento e para a criação de oportunidades profissionais aos colaboradores. Por isso, a Companhia não monitora contratações locais. Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Impactos econômicos indiretos
G4-EC7 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos Procedimentos (a) a (e)
G4-EC8 Impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos 1,2,7,8,9 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Práticas de compra
G4-EC9 Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes Procedimentos (a) a (c)
Ambiental - Informações sobre a forma de gestão ambiental
Aspecto Materiais
G4-EN1 Materiais usados por peso ou volume 8 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Energia
G4-EN3 Consumo de energia dentro da organização 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
G4-EN5 Intensidade energética 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
G4-EN6 Redução do consumo de energia No capítulo Eficiência energética é apresentada a redução na intensidade energética. Os resutlados segmentados por iniciativa de redução não estão disponíveis. 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN7 Reduções nos requisitos de energia relacionados a produtos e serviços 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Água
G4-EN8 Total de água retirada por fonte 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
G4-EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Emissões
G4-EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 1) 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN16 Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (Escopo 2) 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN17 Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 3) 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN18 Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN19 Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) Não são apresentados valores de redução diretamente atrelados às iniciativas, mas sim, uma análise comparativa do inventário de emissões de gases de efeito estufa da empresa ao longo dos anos. Entretanto, a Whirlpool desenvolve diversas iniciativas para contribuir com a redução do consumo de energia no uso de seus produtos e, por consequência, das emissões, já que essa etapa do ciclo de vida do produto é a de maior impacto. 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Efluentes e resíduos
G4-EN22 Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
G4-EN23 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição Os resíduos gerados no parque fabril da Whirlpool -apresentados no capítulo Gestão de Resíduos - são destinados para empresas terceiras, corretas e ambientalmente responsáveis, para tratamento, reciclagem, reutilização ou coprocessamento para geração de energia em cimenteiras. A adequação dessas empresa às leis aplicáveis é observada em consonância com a NBR ISO 14001 na qual a Whirlpool é certificada. 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
G4-EN24 Número total e volume de vazamentos significativos Não houve nenhum vazamento significativo em 2013 e 2014 na operação da Companhia. 7 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN25 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da convenção da Basileia, anexos I, II, III e VIII, e percentual de resíduos transportados internacionalmente Em 2013 e 2014 não houve resíduos transportados, importados, exportados ou tratados com base na Convenção. 7 Procedimentos (a) a (c)
G4-EN26 Identificação, tamanho, status de proteção e valor da biodiversidade de corpos d'água e habitats relacionados significativamente afetados por descartes e drenagem de água realizados pela organização A operação da Companhia não afeta significativamente nenhum corpo d'água. 7 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Produtos e serviços
G4-EN27 Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços 7, 8 e 9 Procedimentos (a) a (e)
G4-EN28 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, por categoria de produto A Companhia não publica informação sobre embalagens e produtos recuperados pois o volume ainda é incipiente. Para ampliar a recuperação desses produtos e embalagens, entretanto, a Whirlpool tem papel atuante nas discussões para incentivo e desenvolvimento do Programa Nacional de Logística Reversa. Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Transportes
G4-EN30 Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados nas operações da organização, bem como do transporte dos empregados 7 e 8 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Geral
G4-EN31 Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo 7 e 8 Procedimentos (a) a (e)
Social: Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente
Aspecto Emprego
G4-LA1 Total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região 6 Procedimentos (a) a (c)
G4-LA2 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações Independentemente do tipo e duração do contrato, todos os colaboradores possuem acesso ao programa de benefícios e treinamentos voltados para educação, saúde e segurança. Os benefícios incluem plano de saúde, plano odontológico, previdência privada, alimentação, seguro de vida, transporte e brinde de Natal. Procedimentos (a) a (c)
G4-LA3 Taxas de retorno ao trabalho e retenção após licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Relações trabalhistas
G4-LA4 Prazo mínimo de notificação sobre mudanças operacionais e se elas são especificadas em acordos de negociação coletiva Não há prazo formamente estabelecido, porém, a Companhia promove amplo diálogo com seus colaboradores, por meio de diversos meios de comunicação, nos quais mudanças são comunicadas com antecedência. Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Saúde e segurança no trabalho
G4-LA5 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho Procedimentos (a) a (c)
G4-LA6 Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região e gênero Procedimentos (a) a (e)
G4-LA8 Temas relativos à segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos Os acordos entre a Whirlpool e os sindicatos que representam seus colaboradores contemplam temas relativos à saúde e segurança, como a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a existência de órgãos formais de saúde e segurança, a disponibilidade da infraestrutura necessária para manutenção da saúde e segurança, entre outros. Ao todo são 13 medidas de proteção dos colaboradores previstas e 100% dos acordos contam com temas de saúde e segurança. 3 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Treinamento e educação
G4-LA9 Média de horas de treinamento por ano, por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional Procedimentos (a) a (e)
G4-LA10 Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que apóiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários em preparação para a aposentadoria Não há programa específico para apoiar empregados em período de preparação para aposentadoria. Entretanto, a Whirlpool apoia a empregabilidade de seus colaboradores por meio da promoção de sua capacitação e desenvolvimento profissional, conforme apresentado no capítulo Colaboradores. Procedimentos (a) a (c)
G4-LA11 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminado por gênero e categoria funcional 6 Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Diversidade e igualdade de oportunidades
G4-LA12 Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade 6 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Avaliação de fornecedores em práticas trabalhistas
G4-LA14 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a práticas trabalhistas 1, 2, 4 e 5 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas
G4-LA16 Número de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal
Não houve reclamações recebidas no período.
1, 2, 4 e 5 Procedimentos (a) a (c)
Social: Direitos Humanos
Aspecto Investimentos
G4-HR1 Percentual e número total de contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos Todos os fornecedores devem conhecer o Código de Conduta de Fornecedores da Whirlpool, que inclui o respeito aos direitos humanos, e agir de acordo com seus princípios. Saiba mais no capítulo Fornecedores. 1, 2, 4 e 5 Procedimentos (a) a (c)
G4-HR2 Total de horas de treinamento para empregados em políticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações, incluindo o percentual de empregados que recebeu treinamento 1 e 2 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Não discriminação
G4-HR3 Número total de casos de discriminação e as medidas tomadas Não houve registro de casos de disciminação entre 2013 e 2014 1, 2 e 6 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Trabalho infantil
G4-HR5 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil 1,2 e 5 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Trabalho forçado ou análogo ao escravo
G4-HR6 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado ou análogo ao escravo 1,2 e 4 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Práticas de segurança
G4-HR7 Porcentagem do pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações Todos os colaboradores são treinados em relação aos compromissos do código de ética da Companhia, que inclui o respeito aos direitos humanos. 1 e 2 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Direitos dos povos indígenas e tradicionais
G4-HR8 Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e tradicionais e medidas tomadas a esse respeito As operações da Whirlpool não envolvem povos indígenas e, portanto, não foi identificado caso de violação. 1 e 2 Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Avaliação de fornecedores em direitos humanos
G4-HR10 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a direitos humanos 1, 2, 4 e 5 Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a direitos humanos
G4-HR12 Número de queixas e reclamações relacionadas a direitos humanos registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal Não houve reclamações recebidas no período. 1, 2, 4 e 5 Procedimentos (a) a (c)
Social: Sociedade
Aspecto Comunidades locais
G4-SO1 Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Combate à corrupção
G4-SO3 Percentual e número total de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e aos riscos significativos identificados 10 Procedimentos (a) a (c)
G4-SO4 Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate å corrupção Em 2014, foram realizados 12 workshops de Compliance e Ética, mais de 50 treinamentos presenciais sobre as 15 políticas de Compliance da Companhia e oito workshops estratégicos de compliance para a presidência e vice presidência. 10 Procedimentos (a) a (c)
G4-SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas Em 2013 e 2014, não foram identificados casos de corrupção, conforme conceito da Lei Nº 12.846, que dispõe sobre atos que envolvam a administração pública. 10 Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Políticas públicas
G4-SO6 Valor total de contribuições financeiras para partidos políticos e políticos discriminadas por país e destinatário/beneficiário Conforme seu Estatuto Social, é vedada à Whirlpool a realização de contribuições e doações a campanhas eleitorais de partidos políticos ou indivíduos. Procedimentos (a) a (c)
Social: Responsabilidade pelo Produto
Aspecto Saúde e segurança do cliente
G4-PR1 Percentual das categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias 1,2 e 8 Procedimentos (a) a (e)
G4-PR2 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado Em 2013 a Companhia recebeu dois casos com multas referentes à padronização de plugues e tomadas. Em 2014, a Companhia não recebeu autuações com multas relacionadas a plugues e tomadas. Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Rotulagem de produtos e serviços
G4-PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços exigida por procedimentos de rotulagem, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências Procedimentos (a) a (c)
G4-PR4 Número total de casos de não conformidades com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado Em 2013 foram identificados pelo Inmetro oito casos referentes à problemas com certificações e, em 2014, outros dez casos da mesma categoria. Em relação à etiquetagem de produtos, em 2013 fora cinco autuações recebidas, todas com multas, e em 2014, nove autuações, sendo quatro com multas. Procedimentos (a) a (c)
G4-PR5 Resultados de pesquisa de satisfação do cliente Procedimentos (a) a (e)
Aspecto Privacidade do cliente
G4-PR8 Número total de reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e à perda de dados de clientes Em 2013 e 2014 não foram registrados casos de reclamações relativas à violação da privacidade e perda de dados de clientes. Procedimentos (a) a (c)
Aspecto Conformidade
G4-PR9 Valor monetário de multas (significativas) por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços Em 2013, a Companhia recebeu 106 multas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços, somando R$ 369,8 mil. Em 2014, foram 421 multas que totalizaram R$ 820,6 mil. Os valores referem-se a multas pagas ao órgão Procon nos exercícios de 2013 e 2014. Além disso, os totais não contemplam valores reembolsados aos consumidores. Procedimentos (a) a (e)